Blog Ely Morais A notícia como ela é!

Lote de novos coronavírus é encontrado por pesquisadores na China

Foto: Divulgação

Um lote de novos coronavírus foi encontrado por pesquisadores chineses nesta quinta-feira (10). Segundo a CNN Brasil, um deles pode ser o segundo mais próximo do vírus causador da Covid-19, geneticamente. As descobertas foram feitas em uma pequena região da província de Yunnan, no sudoeste da China.

 

Os materiais foram coletados por pesquisadores da Universidade de Shandong, entre maio de 2019 e novembro de 2020, de pequenos morcegos que viviam na floresta local. Weifeng Shi e seus colegas testaram urina, fezes e colheram amostras da saliva na boca dos animais.

 

“No total, reunimos 24 novos genomas de coronavírus de diferentes espécies de morcegos, incluindo quatro coronavírus semelhantes ao SARS-CoV-2”, escreveram os pesquisadores, em relatório publicado na revista Cell.

 

A amostra viral chamada RpYN06, retirada da espécie de morcego ferradura Rhinolophus pusillus, seria a variante mais próxima do SARS-Cov-2, com exceção das diferenças genéticas na proteína spike, que usa o vírus para se ligar às células.

 

“Junto com os vírus relacionados ao SARS-CoV-2 coletados na Tailândia em junho de 2020, esses resultados demonstram claramente que os vírus intimamente relacionados ao SARS-CoV-2 continuam a circular nas populações de morcegos e, em algumas regiões, podem ocorrer com uma frequência relativamente alta”, comunicaram.

 

A ideia da pesquisa é tentar descobrir de onde veio a origem do coronavírus causador da Covid-19. A Organização Mundial de Saúde concluiu que a fonte mais provável do agente causador da doença é um animal – provavelmente um morcego, mas há a hipótese de que um animal tenha sido intermediário.

 

“Os morcegos são hospedeiros reservatórios bem conhecidos para uma variedade de vírus que causam doenças graves em humanos e têm sido associados a transbordamentos de vírus Hendra, vírus de Marburg, vírus Ebola e, mais notavelmente, os coronavírus. Além de morcegos e humanos, os coronavírus podem infectar uma ampla gama de animais domésticos e selvagens, incluindo porcos, gado, ratos, gatos, cães, galinhas, veados e ouriços”, diz o relatório. Do BN


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também