Blog Ely Morais A notícia como ela é!

Félix Mendonça Jr. convida Paulo Guedes para audiência sobre dívida pública na Câmara

Foto: Bahia Notícias

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), relator do estudo sobre a dívida pública brasileira no Congresso Nacional, convidou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para uma audiência no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes). A intenção do convite é discutir medidas necessárias ao controle do aumento da dívida, que já ultrapassa a marca de R$ 5 trilhões.

“A cada 1% de aumento da taxa Selic, a dívida pública brasileira sobe R$45 bilhões por ano. Se o Banco Central aumentar a Selic em 2%, isso equivale ao custo de toda a economia feita na reforma da Previdência. Enquanto isso, temos países que estão adotando, sobretudo nesse momento de crise, a taxa negativa de juros, para estimular a economia. O Brasil está indo na contramão, beneficiando o sistema financeiro”, argumenta o deputado baiano, que é presidente estadual do PDT.

A partir do relatório feito por ele, a Cedes pretende concluir o estudo em novembro deste ano. O último estudo sobre o assunto foi concluído em 2005 pelo então deputado federal Félix Mendonça, pai de Mendonça Júnior. As audiências públicas para discutir o assunto já foram iniciadas e o centro até prevê uma audiência internacional. Do BN


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também